Embora sublinhem que não são “anti-cães”, os membros deste grupo querem mudar de forma permanente o comportamento dos donos que deixam os dejetos dos seus animais na rua. Assim, e perante a ineficácia de medidas “como o motocão, os wc's cão e os sacos distribuídos gratuitamente”, avançaram com esta iniciativa original.
O plano do No Sh!t tem vários patamares de ação – como a distribuição de sinalética (que se pode imprimir do site), e uma centralização de informação sobre saúde pública e legislação – mas o ponto forte para a mudança de “mentalidades” será a divulgação das imagens fotografadas.
Em declarações ao Boas Notícias, João Rosa, um dos dinamizadores, afirma que a reação das pessoas tem sido boa embora admita que, inicialmente, alguns possam estranhar o método usado pelo grupo.
“O ato de fotografar é estranho, mas deve ser encarado como um ato cívico, o que custa é a primeira foto, a partir daí o sentimento de dever sobrepõe-se. Estas fotos serão a nossa maior ´arma`, quantas mais fotos tivermos mais força terá o movimento”, sublinha.
Na página do Facebook do No Sh!t já se encontram algumas fotos e no site oficial do grupo (www.noshitreport.org) é possível aceder ao manifesto que estará em debate nos próximos dias, estando aberto a sugestões de todos os que queiram participar.