por Patrícia Maia
O cabeleireiro solidário foi lançado este ano porque a associação identificou “a necessidade deste serviço entre a população local, sobretudo junto das pessoas mais idosas que têm dificuldade ou pouca motivação para sair de casa”, explica ao Boas Notícias Filipa Bolotinha, da direção da Renovar a Mouraria.
Nestes casos, o serviço de cabeleireiro oferece também aos idosos um “momento de convívio e partilha”, seja na associação seja na própria casa do utente, através do serviço ao domicílio.
Muitos dos clientes são “encaminhados pelos parceiros da Renovar a Mouraria, como é o caso da associação Mais Proximidade, Melhor Vida que presta apoio domiciliário a idosos da zona”, explica a responsável.
“No outro dia conseguimos trazer até cá [à associação] uma senhora do Largo da Severa que raramente sai de casa. Nem imagina a transformação da senhora desde o momento em que chegou até sair com o cabelo cortado, enquanto conversava connosco”, recorda Filipa.
O serviço é fornecido por uma colaboradora da Renovar a Mouraria, Sandra Possolo, que já foi cabeleireira. O espaço tem o equipamento básico – shampoos, tesoura, secador, produtos de esterilização – oferecendo os serviços tradicionais, desde a lavagem ao corte e secagem.
O cabeleireiro solidário, projeto apoiado pela Junta de Freguesia, só começou a funcionar de forma regular (nas manhãs de quarta-feira ou ao domicílio) no final do Verão, mas já prestou serviço a cerca de 30 utentes.
Qualquer pessoa pode usar o cabeleireiro, mediante marcação prévia, sendo que a associação pede a quem pode que deixe um donativo “para que o serviço possa crescer e chegar a mais gente”.
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