É já a 3 de Julho que abre portas a nova estação de metro do Aeroporto de Lisboa. O prolongamento vai dar à linha Vermelha do metropolitano mais 3,6 quilómetros de extensão.
É já a 3 de Julho que abre portas a nova estação de metro do Aeroporto de Lisboa. O prolongamento vai dar à linha Vermelha do metropolitano mais 3,6 quilómetros de extensão e vai trazer ainda duas outras estações, Moscavide e Encarnação.
Em declarações recentes, a empresa, citada pela Agência Financeira, garante que este alargamento da linha Vermelha a partir da estação Oriente e com destino ao Aeroporto é “estruturante para a cidade de Lisboa e terá um impacto significativo na articulação dos terminais da rede transeuropeia de transportes”, por meio da ligação da Gare Intermodal de Lisboa (GIL) ao aeroporto da capital portuguesa.
Segundo a mesma fonte, o tempo do percurso entre esta gare e o aeroporto será de cerca de cinco minutos e, para chegar ao centro administrativo de Lisboa (Saldanha e S. Sebastião), serão necessários apenas 15 minutos.
A Estação de Moscavide vai melhorar o acesso ao núcleo urbano daquela parte da cidade ao passo que a da Encarnação ficará perto de uma escola e de várias lojas e escritórios.
Quanto à Estação do Aeroporto, cuja inauguração estava prevista para o primeiro semestre de 2012 e foi atrasada devido à necessidade de fazer acabamentos e experiências de última hora, passará a ser a estação terminal da linha Vermelha.
Esta nova estação estará próxima da zona onde se efetuam as chegadas e partidas, estando prevista a ligação direta entre a estação e o edifício por meio de uma galeria de correspondência.
[Notícia sugerida por Ana Isa Fernandes]