E se levasse o seu cão ao cinema por uma boa causa? É este o convite lançado por um grupo de organizações portuguesas que, no próximo dia 26 de Maio, promove a primeira sessão solidária de cinema para cães e donos em Lisboa.
E se levasse o seu cão ao cinema por uma boa causa? É este o convite lançado por um grupo de organizações portuguesas que, no próximo dia 26 de Maio, pelas 21.00h, promove a primeira sessão solidária de cinema para cães e os seus donos na LX Factory, em Lisboa.
A sessão, da responsabilidade da distribuidora de cinema independente Alambique, apresentará ao público o filme “Deus Branco” de Kornél Mundruczó, dado a conhecer no prestigiado festival de cinema de Cannes, onde conquistou a “Dog Palm”, e que se assume como “um conto premonitório sobre as relações entre uma espécie superior e o seu inferior caído em desgraça”.
O filme, sem efeitos especiais, acompanha Lili, de 13 anos, e o seu cão Hagen, em Budapeste, na Hungria, após a implementação uma medida aparentemente inofensiva com vista a disciplinar a criação de cães.
Favorecendo os cães com 'pedigree', as novas regras vão pouco a pouco impor multas às raças mistas e dar origem a uma série de acontecimentos extraordinários, obrigando Lili a lutar para salvar Hagen, um “rafeiro” como os muitos que, na película, acabam por sobrelotar os canis da Hungria.
Veja o trailer do filme “Deus Branco”, que vai estar em exibição nesta sessão de cinema solidária inédita
De acordo com a organização do evento, o filme foi escolhido por ter contado com a participação de 274 cães de canis húngaros, que beneficiaram de um verdadeiro trabalho de treino para as filmagens, explica a Alambique em comunicado.
“Trabalhar com cães foi uma experiência terapêutica. Foi um processo de rodagem onde tivemos de ser nós a ajustar-nos a eles e não o contrário”, disse o realizador Kornél Mundruczó, citado na mesma nota, acrescentando que o filme “é um exemplo notável da cooperação singular possível entre duas espécies”.
A venda de bilhetes para esta sessão de cinema solidária vai ser feita no dia do evento e no próprio local de exibição a partir das 20.00 horas. Cada bilhete custa cinco euros e permite a entrada do dono e de um cão, “desde que o animal seja sociável (com pessoas e outros cães), que não tenha fobias ao escuro e a barulhos e que o tutor assegure que estará tranquilo na sala durante toda a exibição do filme”.
No âmbito do evento promovido pela SOS Animal, a Animais de Rua, a Change for Animals Foundation e a LX Factory em parceria com a Alambique serão, também, disponibilizados 50 bilhetes especiais, com um custo de 10 euros, que darão direito ao cartaz do filme.
As receitas da bilheteira revertem inteiramente para a SOS Animal, para a Animais de Rua e para a Change for Animals Foundation, três associações sem fins lucrativos com trabalho desenvolvido na área da proteção animal.
Clique AQUI para aceder à página oficial do evento no Facebook.