A Fonte Monumental da Alameda Dom Afonso Henriques, em Lisboa, está a ser restaurada. A obra na Fonte Luminosa, fora de funcionamento desde 2007, vai permitir “retomar os jogos de água” e “abrir o edifício ao público”, devendo estar terminada até Agosto.
A Câmara Municipal de Lisboa adiantou à agência Lusa que foi elaborado um percurso de visita do espaço e que vão ser criadas estruturas de apoio ao visitante, bem como uma plataforma na área central do espaço, que “funcionará como miradouro”. A área de visitantes, particularmente a galeria, poderá receber exposições permanentes ou temporárias.
A obra em curso, que terá uma duração estimada de 180 dias, passa pela intervenção no interior da estrutura, com a reparação dos sistemas eletromecânicos e a reposição do equipamento danificado, o que possibilitará o funcionamento da fonte.
Em Abril, aproveitando as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2011, subordinado ao tema ‘Água: cultura e património’, o movimento de cidadãos ‘Fórum Cidadania Lisboa’ tinha alertado para o estado de abandono da Fonte Luminosa.
Em Junho, a autarquia acabou por discutir uma proposta, para repor o funcionamento da Fonte Luminosa, num valor superior a um milhão de euros. A intervenção tem financiamento do PIPARU (Programa Prioritário em Ações de Reabilitação Urbana).
O monumento foi inaugurado na década de 40 do século passado para comemorar a entrada das águas do vale do Tejo na cidade.
[Notícia sugerida por Sofia Baptista]