Lisboa é a capital Europeia do Empreendedorismo de 2015. Para divulgar a programação, os Paços do Concelho foram transformados, esta quinta-feira, na maior incubadora do país, juntando mais de 70 empresas.
Lisboa é a capital Europeia do Empreendedorismo de 2015. Para divulgar a programação, os Paços do Concelho foram transformados, esta quinta-feira, na maior incubadora do país, juntando mais de 70 empresas de diversas áreas. A ocasião serviu também para assinalar o terceiro aniversário da Startup Lisboa.
Devido à sua aposta em transformar a cidade num polo de negócios e espaço de 'startups', Lisboa recebeu em 2014, do Comité das Regiões da UE, em Bruxelas, o selo de Cidade Empreendedora Europeia, juntamente com a Irlanda do Norte e com Valência. Graças à distinção, a cidade apresenta-se em 2015 como capital Europeia do Empreendedorismo.
Para assinalar os esforços que têm sido aplicados na cidade e apresentar o programa de 2015, os Paços do Concelho transformaram-se esta quinta-feira numa super incubadora onde foram apresentados os serviços e produtos apresentados pelas jovens empresas da cidade, em áreas tão diversas como a robótica, o vestuário, a gastronomia ou o turismo.
O fundador da Startup Lisboa, João Vasconcelos (ao centro), esteve no evento a representar a incubadora que celebra três anos de existência
No evento, a vereadora da Economia e Inovação, explicou que o objetivo da iniciativa foi abrir as portas dos Paços do Concelho para que a população lisboeta conheça o que está a acontecer nesta área. “Porque Lisboa não teria conquistado este prémio sem as empresas e as pessoas que estão aqui hoje”, afirmou a responsável citada num comunicado da autarquia.
Lisboa Cidade Europeia do Empreendedorismo terá um site na internet onde será possível acompanhar a programação deste ano que será também atualizada nas redes sociais. A inauguração do Centro de Inovação da Mouraria, o terceiro edifício da Startup Lisboa na Rua da Prata ou a Semana do Empreendedorismo são algumas das iniciativas já agendadas.
Mas a vereadora deixou um desafio: “Que cada vez mais pessoas se queiram associar a nós e promovam iniciativas, porque é isso que faz cidade.”
Já o presidente da câmara António Costa lembrou que a criação da Invest Lisboa e da Startup Lisboa – que celebra agora três anos de existência – foram dois passos fundamentais para atrair investimento e potenciar a criação de empresas, empregos e riqueza, “mobilizando toda a energia que existe na cidade.”