“A cidade branca imponente”. É assim que a edição europeia da revista Time descreve Lisboa, num artigo que elogia a diversidade da oferta turística em Lisboa, salientando as excêntricas livrarias, os mercados coloridos e os monumentos.
Nas palavras do jornalista John Krich, que assina uma peça intitulada “Quatro horas em Lisboa”, há sempre solução para se visitar a cidade, até mesmo quando o tempo é reduzido. O autor explica que uma viagem de elétrico é o suficiente para se “captar a essência de Lisboa”.
Nos Estados Unidos a capital portuguesa também não passa despercebida: tanto a revista USA Today como a Hemisphere (pertencente a companhia aérea United Airlines) dedicaram um artigo a Lisboa.
Na primeira, o encanto da cidade das sete colinas é associado ao mistério onde o fado, os castelos e os palácios a fazem equiparar-se a uma qualquer cidade saída dos contos de fadas. Na segunda, o roteiro “Três dias perfeitos em Lisboa” ocupa 12 privilegiadas páginas da publicação.
A Traveller, revista de bordo da easyJet, não se deixou ficar para trás no surto de entusiasmo por Lisboa, dedicando a sua edição de Maio inteiramente à cidade e zonas próximas, como a Ericeira.
Lisboa está na mira dos guias de viagens e afirma-se, cada vez mais, como uma capital de visita obrigatória onde o antigo se funde com o moderno originando uma cidade dinâmica e cosmopolita.