A cerimónia onde foi anunciada a vitória de Lisboa na categoria de European City of the Year 2012 decorreu na sexta-feira, em Londres, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Salgado. A escolha da cidade vencedora esteve nas mãos de cerca de 500 académicos.
Em Agosto a autarquia tinha recebido uma delegação da organização britânica responsável pela eleição, com vista à avaliação da cidade. De acordo com o site da Câmara Municipal de Lisboa (CML), o programa de visita incluiu, entre outras coisas, a apresentação dos projetos urbanísticos da frente ribeirinha e de requalificação e reabilitação da Mouraria.
Ainda segundo a CML, a nomeação de Lisboa deveu-se a quatro princípios orientadores na implementação das políticas municipais: a cumulatividade das políticas públicas sobre a capital, a reassunção da centralidade, a reforma administrativa e a criação de novos percursos e oportunidades.
A Academia do Urbanismo é uma organização autónoma e politicamente independente, constituída por um grupo multidisciplinar de pensadores e decisores do espetro social, económico, político e ambiental de várias cidades do Reino Unido e da Irlanda, sendo os seus objetivos o reconhecimento, a aprendizagem e a promoção das melhores práticas no urbanismo.
Clique AQUI para aceder ao site da Academia do Urbanismo do Reino Unido.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]