A maior regata à volta do mundo, regressa à capital portuguesa entre os dias 25 de Maio e 07 de Junho. Esta é já a terceira vez que a mais longa prova de vela passa por Lisboa, depois de paragens em 2010 e 2011.
A maior regata à volta do mundo, regressa à capital portuguesa entre os dias 25 de Maio e 07 de Junho. Esta é já a terceira vez que a mais longa prova de vela passa por Lisboa, depois de paragens em 2010 e 2011.
Mais uma vez Lisboa vai ser um dos ‘stopover’ desta prova e a última paragem dos barcos, antes do troço final entre Lorient (França) e Gotemburgo (Suíça) – embora as equipas façam uma breve passagem de 24 horas em Haia (Holanda) antes de seguirem para a 'meta'.
No total, os sete barcos em competição da 12.ª edição da competição vão passar por 11 portos mundiais. Entre as equipas, apenas uma é constituída por uma ‘crew’ feminina.
Como aconteceu em anos anteriores, a instalação da Race Village será na Doca de Pedrouços, com entrada gratuita em todas as áreas e um programa de divulgação da vela e das atividades náuticas para famílias, dos 8 aos 80 anos.
Organização prevê 500 mil visitantes
Na última edição em Lisboa, a Volvo Ocean Race gerou um impacto económico estimado em cerca de 30 milhões de euros e recebeu cerca de 200 mil visitantes. Este ano prevê-se que o evento, com entrada gratuita, acolha perto de 500 mil visitantes.
A passagem da Volvo Ocean Race por Lisboa representa um investimento de cerca de 4 milhões de euros, repartido pela Urban Wind, empresa responsável pela organização do evento, pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação do Porto de Lisboa.
Na página da Volvo Ocean Race, Lisboa vem descrita como uma cidade histórica de onde partiram as caravelas dos Descobrimentos, embora também seja destacado o lado mais moderno da cidade como a zona do Parque das Nações. O bom tempo alfacinha também é elogiado com a organização a prever temperaturas de 21ºC durante o mês de Junho.
A Regata Volvo Ocean Race é um evento à escala global com projeção de media ao nível dos mega eventos, trata-se de um dos cinco maiores eventos desportivos do mundo.
Com 41 edições no seu currículo, aquela que é a mais longa prova de vela do mundo arrasta multidões. Em 2014, segundo avança a organização em comunicado oficial, a prova contou com uma assistência de 1,9 milhões de pessoas, nos portos por onde passou.
Notícia sugerida por Maria Manuela e António Resende