Para estabelecer este ‘ranking’ os investigadores analisaram 135 cidades com base em 50 indicadores distribuídos por 10 áreas distintas: governação, gestão pública, planeamento urbano, tecnologia, ambiente, projeção internacional, coesão social, mobilidade e transportes, capital humano e economia.
O Porto surge à frente de Lisboa, na 67.ª posição. O “capital humano” e o “planeamento urbano” são os indicadores pelos quais a Invicta mais se destaca, sendo que conquistou valores bastante baixos em termo de “governação” e “coesão social”.
Lisboa ocupa o 79.º lugar e destaca-se pela “projeção internacional”, área onde alcança uma média de 80 pontos (em 100). Também o “planeamento urbano” é valorizado na capital, ultrapassando os 80 pontos. A pontuação mais fraca está assinalada nos indicadores “economia” e “coesão social”.
O pódio do ‘ranking’ das “Cidades mais evoluídas” é ocupado por Tóquio, Londres e Nova Iorque, respetivamente. O top 20 do ranking integra 10 cidades europeias, seis americanas, três asiáticas e uma da Oceânia. A Suíça foi a que conquistou mais lugares, colocando um total de três cidades no top 10.
Notícia sugerida por António Resende