Esta quarta-feira, o Teatro D. Maria II comemora o Dia Mundial do Teatro com um conjunto de espetáculos e atividades, de entrada livre. Também na Invicta, o Teatro São João e as salas associadas acolhem este dia com eventos especiais.
Esta quarta-feira, o Teatro D. Maria II comemora o Dia Mundial do Teatro com um conjunto de espetáculos e atividades de entrada livre. Também na Invicta, o Teatro São João e as salas associadas acolhem este dia com eventos a preços especiais ou gratuitos.
As celebrações começaram de manhã com várias sessões de visitas guiadas aos bastidores do teatro. Quanto a peças, a primeira decorreu no Salão Nobre o espetáculo “Manucure”, de Mário de Sá-Carneiro, com interpretação de João Grosso.
Da parte da tarde, o primeiro espetáculo é com fantoches, numa sessão marcada para as 17h30 e intitulada “A festa de Rosinha Boca Mole, pela Companhia Mamulengo da Folia (Brasil), na Praça D. Pedro IV (exterior do teatro).
Também à tarde, até às 18h, há uma visita livre às exposições “Portinari e Cavalganti” e “Ana Hatherly: No princípio está o gesto”.
O teatro 'puro e duro' decorre em duas sessões: às 21h começa a peça “À vossa vontade”, de William Shakespeare, com encenação de Álvaro Correia, na Sala Garrett, e às 21h15 arrança a peça “Olhos de gigante”, a partir de Almeida Negreiros, com encenação de João Brites e Miguel Jesus, na Sala Estúdio.
A bilheteira do
Teatro Nacional D. Maria II está aberta a partir das 14h para as peças da Sala Garrett e Sala Estúdio.
Invicta celebra o teatro
Na Invicta, o Teatro Nacional São João (TNSJ), associado ao Teatro Carlos Alberto e ao Mosteiro de São Bento da Vitória, abrem portas ao Dia Mundial do Teatro com exposições, visitas guiadas e peças de entrada gratuita ou a preços reduzidos.
Dentro do programa, destaque para a estreia dpeça de homenagem à atriz Fernanda Alves, no Mosteiro de São Bento da Vitória, “Fernanda – Quem Falará de Nós, Os Últimos?”, que reúne prosas e poemas de Fernanda Alves, Ernesto Sampaio e Herberto Helder. Os bilhetes gratuitos podem ser levantados a partir das 14h.
Também o Teatro Experimental do Porto (TEP) celebra Dia Mundial do Teatro com a última apresentação da peça “Dois Pontos: Os Maias” que, neste dia especial, tem entrada gratuita. A peça sobe ao Auditório Municipal de Gaia, às 21h30.
Em Coimbra, o dia é assinalado pelo Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), com a peça “As Barcas”, recriada a partir de textos de Gil Vicente, e cuja entrada custa apenas um euro.
Comentários
comentários