A votação para escolher as melhores cidades europeias decorreu online, durante três semanas do mês de Março. Lisboa conquistou quase 450 votos (12,2% do total), o que lhe garantiu um lugar logo atrás de Istambul (12,4% dos votos), a líder da votação, e à frente de Viena de Áustria, cidade à qual se seguiram Barcelona, Amesterdão e Madrid.
“O bom tempo e os dias compridos são um convite irresistível para descobrir e experimentar a cidade num ritmo descontraído, passeando pelas suas Sete Colinas, repletas de miradouros (…) de onde se podem admirar maravilhosas vistas panorâmicas da capital portuguesa, também conhecida como a cidade da luz branca”, lê-se na página onde foram anunciados os resultados da votação.
Esta é a segunda vez que Lisboa conquista um lugar cimeiro nesta competição que vai na sua quarta edição. Na estreia dos prémios, em 2010, Lisboa conquistou o primeiro lugar. Em 2011, a vitória foi para a cidade de Copenhaga e, em 2012, Portugal voltou a brilhar com o Porto no topo do pódio.
A European Consumers Choice (ECC) é uma “organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas” com sede em Bruxelas e que se dedica a “avaliar produtos e serviços”.
A cidade vencedora terá direito a uma página de promoção no site da ECC, além da divulgação do resultado da votação em vários meios de comunicação europeus. A cidade vencedora vai também usufruir do logótipo “Escolha do Consumidor Europeu” em toda a sua comunicação institucional durante um ano.
Clique AQUI para aceder à página dos prémios.
[Notícia sugerida por Elsa Martins e Ana Oliveira]