por redação
A Câmara Municipal de Lisboa voltou a apresentar candidatura ao European Mobility Week Award (EMWA), prémio atribuído anualmente no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (SEM).
A edição de 2016 da SEM registou a maior participação de sempre com 2.427 cidades, mais 550 que no ano de 2015. Lisboa é, pelo 2º ano consecutivo, uma das três cidades finalistas, selecionada entre as 63 autarquias que se candidataram ao EMWA 2016.
O EMWA visa galardoar as autarquias que desenvolveram as melhores práticas para a mobilidade sustentável, que tenham implementado uma ou mais medidas de caráter permanente que perdurem na cidade, que contribuam para a utilização de modos de transportes alternativos ao automóvel e que tenham realizado uma semana de atividades durante a SEM.
As medidas implementadas, nomeadamente a intervenção no Eixo Central da cidade em duas das principais avenidas de Lisboa, Av. da República e Av. Fontes Pereira de Melo, o programa uma Praça em Cada Bairro, a requalificação da frente ribeirinha, concretamente o Cais do Sodré, Corpo Santo e Campo das Cebolas, foram consideradas pela Comissão Europeia medidas exemplares. A Semana Europeia da Mobilidade em Lisboa, repleta de atividades organizadas pela autarquia e pelos seus parceiros, foi igualmente reconhecida quer pela originalidade das ações quer pelo número de participantes que envolveu.
A cerimónia de entrega do prémio à cidade vencedora terá lugar em Bruxelas, no próximo dia 20 de março.