Lisboa regressa aos destaques na imprensa internacional, desta vez na famosa revista norte-americana Hello.
Lisboa regressa aos destaques na imprensa internacional, desta vez na famosa revista norte-americana Hello. A pretexto da recente nomeação do Fado como Património Imaterial da Humanidade, a revista publicou um artigo intitulado “Fado, a música de Lisboa”.Sublinhando que a “música de um país é uma das chaves da sua cultura”, o artigo sugere que o fado está para Portugal, como o tango para a Argentina ou o flamenco para a Espanha, aconselhando aos seus leitores uma visita a Lisboa para descobrirem por si próprios, este “melancólico” género musical.
No texto, ilustrado com o famoso quadro de José Malhoa “O Fado” (na foto), a revista Hello descreve as origens desta música portuguesa, referindo a incontornável Amália Rodrigues como a “rainha do fado” e apontando Alfama e o Bairro Alto como dois locais de privilegiados para ouvir intérpretes ao vivo.
Apontando a “saudade” e o “destino” como a inspiração principal do fado, o artigo fala de músicas onde sentimentos como o “desgosto amoroso” e a “nostalgia” são acentuados pelo ambiente pouco iluminado onde os músicos costumam atuar.
O texto termina com um breve roteiro de algumas casas de fado da capital onde é possível assistir a espetáculos ao vivo e, ao mesmo tempo, desfrutar da gastronomia tradicional portuguesa como o bacalhau e o vinho verde.
Clique AQUI para aceder ao artigo.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]