A cidade de Lisboa foi considerada como a melhor cidade do mundo para a realização de congressos e um destino turístico recomendado por 100% dos participantes no Inquérito ao Congressista 2010, realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa a 909 congressistas estrangeiros.
A capital de Portugal enquanto destino onde se realizaram os melhores congressos superou cidades como Londres, Madrid, Paris, Milão, Nova Iorque, Munique, Barcelona, Roma, Amesterdão, São Paulo e Berlim, respetivamente.
Os critérios mais valorizados pelos congressistas foram a “Qualidade dos Equipamentos do local do congresso” e a “Funcionalidade do equipamento de apoio no local do congresso”, correspondente a 8,2 numa escala até 10.
Mais de metade dos inquiridos (62,2%) já tinha estado em Lisboa. Quando questionados sobre qual a probabilidade de regresso a Lisboa (e excluindo as não respostas) 99,2% considerou “provável ou muito provável” (92,8 % em 2009).
A estada média destes congressistas, na maioria oriundos de Espanha, Reino Unido e França, foi de 4,5 dias. A opção de alojamento incidiu nos estabelecimentos hoteleiros de categoria superior, com destaque para os hotéis de quatro estrelas (mais de metade das escolhas). A despesa média realizada por participante foi de 1.656,67 euros.
As estatísticas avançadas refletem, em geral, uma subida face ao valor registado no ano passado.Pode consultar o relatório completo no site do Observatório do Turismo de Lisboa clicando aqui.