O estudo Global Destinations Cities Index revela que, no último ano, Lisboa subiu três lugares no ranking das cidades com maior procura turística, passando a ocupar o 35.º lugar da tabela.
O estudo Global Destinations Cities Index para 2015 revela que, no último ano, Lisboa subiu três lugares no ranking das cidades com uma maior procura por visitantes estrangeiros, passando a ocupar o 35.º lugar da tabela geral e subindo um lugar na tabela europeia para a 14.ª posição.
Segundo a nova edição do Global Destinations Cities Index da MasterCard, o aumento da procura em Lisboa cresceu 4,9% relativamente a 2014, tendo-se fixado em 3.564.041 visitantes internacionais contra 3.397.255 no ano anterior.
Já no que se refere à despesa realizada pelos visitantes estrangeiros em Lisboa verifica-se um decréscimo de 0,3%, ou seja, uma quebra da receita de 1, 840 milhões de dólares em 2014 para 1, 834 milhões no ano corrente. Também a média de gastos por visitante desceu de 541 para 515 dólares.
O estudo revela ainda que as cidades de Londres, Paris, Istambul, Barcelona Amesterdão e Roma continuam a merecer a preferência no chamado Velho Continente, com as três primeiras a situarem-se no TOP 5
O estudo revela ainda que as cidades de Londres, Paris, Istambul, Barcelona Amesterdão e Roma continuam a merecer a preferência no chamado Velho Continente, com as três primeiras a situarem-se no TOP 5
Quanto à cidade de Londres, novamente líder deste ranking, registou em 2015 um total de 18. 815.185 visitantes internacionais (+6% do que em 2014) e uma receita de 20,25 mil milhões de dólares (+2,3%), embora a média de gastos por pessoa tenha baixado dos 1.114 dólares para os 1.075.
Banguecoque surge como a segunda cidade do Global Destinations Cities Index da MasterCard e líder da zona Ásia Pacífico, apresentando em 2015 um total de 18. 242.528 visitantes internacionais ? mais 8% do que no ano anterior ? que gastaram 12, 361 mil milhões de dólares (+ 11,8%), o que representa uma média de despesa por pessoa de 678 dólares contra 655 em 2014.
Depois de Paris, segunda cidade europeia na tabela geral, surge a cidade do Dubai, líder da zona do Médio Oriente/África com 14.256.000 visitantes internacionais (+8%) e uma receita de 11. 676 mil milhões de dólares (+7,1%).
Sobre o MasterCard Global Destination Cities Index
O índice Global Destination Cities da MasterCard classifica as cidades com base no número de chegadas de visitantes internacionais e nos gastos efetuados por esses mesmos visitantes nas cidades de destino, disponibilizando também estimativas de crescimento de visitantes internacionais e passageiros para 2015.
O estudo analisa dados públicos para obter o número de chegadas de visitantes internacionais e os seus gastos em cada uma das 132 cidades de destino, utilizando algoritmos específicos; é prestada uma atenção especial para eliminar os efeitos de aeroportos centrais como os de Singapura, Dubai, Amesterdão e Frankfurt.
Este índice e os relatórios que o acompanham não se baseiam em volumes ou dados de transações da MasterCard.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Maria da Luz