Neste ranking, a capital portuguesa distingue-se sobretudo pela beleza e segurança. Segundo o índice que mede a qualidade das cidades, Lisboa soma um total de 66,21 pontos, colocando-se à frente de outras capitais europeias como Atenas (29º lugar) e Berlim (31º lugar).
A classificação final foi obtida através de um inquérito on-line a 35 mil pessoas, onde o City RepTrack quis saber qual a opinião dos inquiridos relativamente ao desenvolvimento económico, eficácia governativa e ambiente natural atrativo das 100 cidades a concurso.
Ainda com base nas ligações emocionais dos inquiridos, o estudo definiu também critérios de pontuação como, por exemplo, a “produção de produtos e serviços respeitados”, um “ambiente cultural apelativo”, “ser um centro internacional para os negócios” e “ser uma cidade segura”.
Portugal é o 21º país mais reputado
Para além da lista das 100 cidades, a Reputation Institute elaborou também um ranking de reputação entre 54 países do mundo.
Neste caso, foram inquiridas cerca de 42 mil pessoas e os critérios fundamentais para classificação dos diferentes países a concurso recaíram sobre a sua riqueza (PIB), sistema político praticado e ambiente natural e cultural patente em cada um deles. Foi ainda tida em conta a opinião dos habitantes dos países do G8.
O ranking é liderado pelo Canadá, seguido pela Suécia (2º lugar) e pela Austrália (3º lugar). Os três apresentam um PIB per capita bastante elevado e sistemas democráticos consolidados.
Portugal ocupa o 21º lugar da lista e destaca-se pela “beleza do país, ambiente cultural, simpatia e acolhimento característicos do seu povo” e ainda pelo “estilo de vida atrativo”.