O programa intitulado “Juntos é Mais Fácil” vai abranger nesta fase piloto 200 pessoas com diabetes da Grande Lisboa. A primeira sessão tem início esta terça-feira com a presença do director-geral da Saúde, Francisco George.
Os candidatos foram identificados por cerca de 20 médicos de família que terão como critério de seleção o excesso de peso e a necessidade de alterar o seu estilo de vida.
As sessões de formação são gratuitas e vão acontecer durante os próximos seis meses na Escola de Diabetes da APDP. Aí os doentes e famílias participarão em sessões ministradas por enfermeiras especializadas que os ajudarão a viver melhor com a doença e a adotar hábitos mais saudáveis.
De acordo com o Dr. José Manuel Boavida, Coordenador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, “para as pessoas com diabetes, o controlo é uma grande questão e factor de frustração e ansiedade”
É assim essencial que “percebam os problemas e complicações relacionadas com a sua doença e que tenham um apoio próximo e frequente que o médico nem sempre consegue assegurar. É necessário criar ajudas para alterar a forma como encaram a doença, os seus comportamentos e estilo de vida.”
O Programa “Juntos É Mais Fácil” tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Diabetologia e o patrocínio da Direcção Geral da Saúde e do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, sendo um programa piloto da Novartis desenvolvido a nível mundial.