O Borboletário de Lisboa organiza, no final de Junho, um curso de ilustração científica que será ministrado pela ilustradora Diana Marques. O curso vai abordar uma das técnicas que mais utiliza, a aguarela, para produzir imagens apelativas e pormenorizadas de animais, plantas e flores.
O curso – que decorre nos dias 30 de Junho, 1, 7 e 8 de Julho – é de carácter geral e adequado a participantes iniciados e intermédios.
Nos primeiros dois dias do curso (30 de Junho e 1 de Julho) será feita uma introdução teórica à disciplina e serão abordados os conceitos básicos de ilustração científica com análise de exemplos e exercícios de observação.
Já nos últimos dias (7 e 8 de Julho) estão previstas aulas práticas com desenvolvimento de uma ilustração em aguarela a partir de exemplares vivos e de coleção.
As aulas decorrem num horário das 10h às 17h, tendo uma carga horária total de 24h. A data limite para inscrições é o dia 22 de Junho e o limite de vagas é de 15 alunos. O curso terá um custo de 130 euros. No final, os formandos podem ficar com as obras que produziram e terão direito a um diploma de participação.
A formadora, Diana Marques, é uma referência na aérea, depois de ter feito um percurso por várias instituições internacionais (Universidade da Califórnia, National Museum of Natural History, em Washington, Queensland Museum, na Austrália, e American Museum of Natural History, em Nova Iorque). Recentemente, a ilustradora foi convidada para fazer uma coleção de selos para a ONU.
Para mais informações contactar o Serviço de Educação e Animação Cultural do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (pelo email geral@museus.ul.pt ou através do telefone 213 921 808).
Clique AQUI para saber mais sobre este curso.