O Porto de Lisboa recebeu, na semana passada, sete navios de cruzeiro em simultâneo, que trouxeram à cidade cerca de 15 mil turistas - 11 mil passageiros e 4 mil tripulantes.
O Porto de Lisboa recebeu, na semana passada, sete navios de cruzeiro em simultâneo, que trouxeram à cidade cerca de 15 mil turistas – 11 mil passageiros e 4 mil tripulantes.Os navios Costa Mediterranea, MSC Orchestra, Insignia e MSC Opera atracaram no terminal de Cruzeiros de Lisboa, na zona de Santa Apolónia.
Já o Terminal de Cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos (Alcântara) recebeu os navios Silver Cloud e Wind Surf que realizaram operações de desembarque, de viagens provenientes do Atlântico norte, e operações de embarque com destino ao Mediterrâneo.
Em operação de trânsito, no Terminal de Cruzeiros de Alcântara, o navio Costa Luminosa escala Lisboa numa viagem com início em Copenhaga e fim em Veneza.
82 mil passageiros previstos para Setembro
Setembro é um dos meses de maior movimento no porto de Lisboa, o que coincide com o fim dos cruzeiros no norte da Europa, altamente concorrida durante os meses de verão, com o consequente reposicionamento dos navios no Mediterrâneo.
Assim, para o mês de Setembro são esperadas 52 escalas de cruzeiro no Porto de Lisboa e cerca de 82 mil passageiros, o que representará crescimentos de 4% face às 50 escalas e de 8% face aos 7 5 722 passageiros contabilizadas em setembro de 2013.
Em Julho, a câmara de Lisboa assinou um contrato com um consórcio para a construção de um novo terminal de cruzeiros que poderá fazer duplicar, na cidade, o tráfego anual de passageiros (atualmente nos 550.000, um número recorde) e gerar “centenas de milhões de euros”. A autarquia acredita que, em 10 anos, será possível duplicar esse número