Uma fonte da Associação Conversa Amiga explicou ao Boas Notícias que a ideia de construir estes cacifos surgiu devido ao trabalho que a associação desenvolve, há cerca de sete anos, junto dos sem-abrigo da cidade de Lisboa, no âmbito da iniciativa “Um Sem-Abrigo um Amigo”.
A associação, que neste momento apoia cerca de 80 pessoas sem-abrigo, percebeu que muitos destes indivíduos acabam por ficar sem os seus poucos pertences porque os deixam ao abandono o que faz com que, por vezes, os objetos acabem por ser recolhidos pelos serviços de limpeza da câmara ou roubados por outros sem-abrigo.
Percebendo esta necessidade, Duarte Paiva, o presidente da Conversa Amiga, decidiu procurar apoios para avançar com a construção destes cacifos que, de acordo com alguns critérios de seleção estabelecidos pela associação, serão distribuídos a 12 sem-abrigo de Lisboa.
Projeto piloto pode ser alargado a outras cidades
Inicialmente serão construídos 12 cacifos de metal, com um metro e 70 de altura, que a partir de Outubro vão ser colocados em frente à igreja de Arroios, perto da PSP. Esta será a fase piloto do projeto. Se for bem sucedida, a ideia irá expandir-se a outras zonas da cidade e, eventualmente, do país.
A associação sublinha, no entanto, o caráter provisório desta solução salientando que a vida na rua deve ser encarada como uma situação temporária e não definitiva.
A concepção, implementação e construção destes 12 cacifos de metal, que vão ser fabricados pela empresa Cabena, resulta de um investimento de 12 mil euros, financiado pela câmara de Lisboa, parceira da associação neste projeto solidário.
A Associação Conversa Amiga é uma entidade com uma atuação que se distingue da maior parte das associações de apoio aos sem-abrigo já que não oferece roupa nem comida, mas sim companhia e apoio emocional.
A associação ajuda também os sem-abrigo a resolver pequenas burocracias como fazer o cartão do cidadão ou tratar de assuntos da Segurança Social, além de possuir uma vertente, intitulada Saúde na Rua, que conta com serviços de saúde prestados por médicos e enfermeiros voluntários.
Clique AQUI para aceder ao Facebook oficial da Associação Conversa Amiga.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes, Elsa Martins e Maria Pandina