Este “open day” surge depois de, em 2011, a TESE – Associação para o Desenvolvimento ter criado o programa Faz-te Forward, cuja primeira edição está a terminar e que teve por objetivo capacitar jovens adultos, aumentando a sua empregabilidade e inclusão profissional nas áreas da liderança, artes, ciências e tecnologias e ciências sociais.
O evento, explicou a TESE ao Boas Notícias, servirá para dar a conhecer os resultados obtidos durante esta primeira edição, na qual participaram 30 jovens entre os 18 e os 30 anos da área metropolitana de Lisboa, mas não só.
Neste dia aberto a todos os jovens e ao público em geral, a associação pretende também sensibilizar a juventude portuguesa para a importância de uma atitude proativa na procura de emprego, bem como para a relevância de desenvolver as chamadas “softskills” – competências transversais de grande utilidade para o aumento da empregabilidade.
Assim, todos os interessados poderão, mediante inscrição prévia, participar em workshops sobre técnicas de procura de emprego, competências de empreendedorismo e competências de networking ou marketing pessoal dinamizados por convidados da Jason Associates, Imatch e Knowing Counts.
Além disso, serão sorteadas pelos participantes sessões experimentais de “coaching”, que lhes permitirão refletir e aumentar o seu autoconhecimento a respeito dos seus pontos fortes ou objetivos com o apoio de um “coach”.
O Faz-te Forward Open Day contará ainda com uma conferência com enfoque em temáticas como a importância das competências transversais, do networking ou do empreendedorismo na entrada dos jovens no mercado de trabalho.
Uma missão bem-sucedida
Embora os resultados só sejam apresentados oficialmente no próximo dia 25, a TESE desvendou já algumas das consequências positivas que o programa Faz-te Forward alcançou a curto prazo.
Durante a edição que agora termina, 30 jovens participaram em mais de 40 sessões de formação, aumentando as suas competências pessoais e sociais. Destes, 18 realizaram mentoria, aumentando o conhecimento em relação à área profissional pela qual se interessam, e 25 definiram os seus objetivos para o futuro e os planos de ação que irão implementar para os atingir.
O programa Faz-te Forward, lançado em 2011, contou com o apoio da Fundação EDP e do POPH-QREN, tendo sido desenvolvido em parceria com o Barclays, a Vodafone, a Jason Associates, a BÁ e a 5P’s.
Apesar do sucesso da iniciativa, Hugo Rosas, coordenador de Marketing e Comunicação do Faz-te Forward, adiantou ao Boas Notícias que, para já, “ainda não está prevista a data do arranque de uma próxima edição”.
Clique AQUI para saber mais sobre o Faz-te Forward.