A terceira edição do Festival Flamenco Lorca em Lisboa arranca com a inauguração da exposição fotográfica “Memorias”, de Mário Pacheco, José Goulão e outros fotógrafos anónimos, no Instituto Cervantes, pelas 18h30. A entrada é gratuita, tal como nas outras duas atividades agendadas para o Instituto Cervantes, ambas às 18h30: no dia 15, é exibido o filme “Luz Prodigiosa”, de Federico García Lorca; no dia 16, tem lugar o workshop “Compas e Palmas”, orientado por Francisco Morales.
O ponto alto deste evento é marcado, no entanto, pelos espetáculos dos mais reconhecidos cantores e músicos do Flamenco e da música contemporânea espanhola. É o caso de Enrique Morente, Cañizares e Marco Alonso, Miguel de Tena e Familia Vargas. Todos vão subir ao palco do Teatro Nacional São Carlos, nos dias 15, 16 e 17, respetivamente.
E para quem quer viver ainda mais intensamente esta experiência cultural, há a oportunidade de participar na Primeira Semana de Gastronomia Flamenca, na taberna La Hora Española, na zona de Santos, onde uma chef sevilhana vai preparar pratos tradicionais daquela região da Andaluzia.
É nesse mesmo espaço que o encerramento do festival terá lugar, com a “Festa de sevilhanas e outras danças”, tendo Tatiana Salceda como artista convidada.
Consulte mais informações em http://www.festivalflamencodelisboa.com/.