Uma imagem noturna de Lisboa vista do espaço está, esta semana, em destaque no site da Agência Espacial Europeia (ESA).
Uma imagem noturna de Lisboa vista do espaço está, esta semana, em destaque no site da Agência Espacial Europeia (ESA). Intitulada 'Dragon Lights', a foto foi captada em 2012 pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional com uma câmara especial que compensa o movimento desta estação que circunda o planeta a cerca de 29 mil km/hora.
“Um dos passatempos preferidos dos astronautas da Estação Espacial Internacional é olhar para a beleza do seu planeta e aperceberem-se do quão difícil é identificar onde são as cidades durante o dia”, afirma a ESA, em comunicado. “Mas deixem chegar a noite e vejam como as luzes das nossas cidades se destacam nitidamente da escuridão do mar e do campo”, como é possível verificar na imagem agora divulgada, acrescenta a agência.
Segundo a ESA, as luzes que ligamos nas nossas casas, à noite, e as luzes usadas para iluminar as zonas públicas são refletidas também para cima, permitindo identificar os locais onde os seres humanos se instalaram na Terra. Don Pettit, astronauta da NASA, diz mesmo que cada cidade é uma “assinatura” diferente na noite, com autoestradas e aeroportos claramente definidos à sua volta.
Nesta imagem, a capital portuguesa é apresentada “ao contrário”, ou seja, com o sul voltado para a parte superior da fotografia. A área mais brilhante corresponde ao centro da cidade. É ainda possível ver as duas pontes que ligam a capital ao sul (a Ponte Vasco da Gama e a Ponte 25 de Abril), que se revelam na forma de duas linhas retas sobre o negro do rio Tejo.
A imagem foi conseguida através de uma câmara Nightpod da ESA, que compensa o movimento da Estação Espacial Internacional, fazendo com que o alvo permaneça firmemente centrado no quadro e permitindo que a imagem final esteja em foco.
Saiba mais sobre esta fotografia no site da Agência Espacial Europeia, onde poderá ver a imagem em alta resolução, clicando AQUI.
Notícia sugerida por Elsa Martins