Esta obra permite a ligação entre escolas e serviços, evitando as deslocações de automóvel, ligando assim três zonas densamente povoadas de Lisboa: Telheiras, S. Domingos de Benfica e Carnide.
A estrutura, construída em betão e aço, possui seis entradas – quatro com rampas para bicicletas e duas com escadas – foi inspirada nas azinhagas que existiam no local anteriormente.
De acordo com a informação disponiblizada no site da CML, esta infraestrutura é uma das mais importantes da rede de percursos de corredores pedonais e cicláveis da cidade.
A nova obra liga Telheiras, S. Domingos de Benfica e Carnide
Executada por Adão da Fonseca, com autoria de Telmo Cruz e Maximina Almeida, esta ponte venceu um concurso lançado pela Galp em 2009, com o tema' Pontes para um futuro mais positivo', que obteve 64 candidaturas.
Desde 2009, já foram construídas cinco pontes pedonais e cicláveis na capital, com mais de 60 quilómetros no total, que se inserem na política do concelho em promover a mobilidade suave.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o presidente da CML, António Costa, o vereador da Estrutura Verde, Sá Fernandes, o presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, e o vice-presidente da comissão executiva da Galp, Luís Palha da Silva.
No final, os dirigentes, juntamente com alguns moradores e ciclistas foram convidados a pedalar junto à nova ponte.