por redação
Com esta iniciativa, a LIPOR pretende que os cidadãos residentes na sua área de intervenção (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) valorizem os seus resíduos orgânicos (alimentares e de jardim), reduzindo os custos com a sua recolha, transporte e tratamento centralizado, bem como as respetivas emissões dos gases com efeito de estufa.
Além disso, o projeto incentiva a utilização de composto orgânico em alternativa aos químicos de síntese. O composto atua como adubo orgânico, melhora a estrutura do solo e a resistência das plantas, tendo uma ação positiva na qualidade dos vegetais (alimentar, ambiental e saúde).
Mais de 1.800 compostores entregues em 2016
Em 2016, foram entregues 1.866 compostores a cidadãos dos oito municípios da Lipor, que já estão a valorizar resíduos alimentares e de jardim.
Os cidadãos dos municípios da LIPOR que vivam em casa com terreno podem ter o seu compostor gratuitamente. Para tal, basta inscreverem-se no projeto, frequentar o workshop de Compostagem Caseira (gratuito) e cumprir o Regulamento.