A Saúde Animal 24 – a linha telefónica de assistência em saúde veterinária – em parceria com a APS – Associação Portuguesa de Surdos, lançou um serviço de atendimento especializado para pessoas surdas. Disponível, numa primeira fase, de segunda a sexta-feira entre as 10h e as 16 horas, este serviço conta com o apoio imprescindível desta importante associação, que se responsabiliza por fazer a ponte entre os clientes surdos e os enfermeiros veterinários que atendem as chamadas da linha Saúde Animal 24. Interpretar e transmitir as dúvidas das pessoas surdas e traduzir depois para Língua Gestual Portuguesa as respostas dadas pela Saúde Animal 24, é assim o papel da Associação Portuguesa de Surdos nesta pertinente iniciativa. Mais uma ideia da Saúde Animal 24, em que quem sai a ganhar são (uma vez mais) os animais.
“Para ter acesso a este serviço os interessados devem ligar diretamente para a Associação Portuguesa de Surdos, através do serviço de videochamada do Skype com o username APSURDOS”, explica Carolina Rebelo, Médica Veterinária e fundadora da Saúde Animal 24. “Assim que a videochamada é recebida pela APS, um interlocutor da associação entra em contacto connosco por telefone para nos ir transmitindo as suas dúvidas, ao mesmo temo que assegura, em tempo real, a tradução das respostas dadas pela Saúde Animal 24 para Língua Gestual Portuguesa”, conclui a empresária.
A operar desde dezembro de 2016, a Linha Saúde Animal 24 funciona através do número 760 450 911, e está preparada para apoiar, fazer a triagem, dar aconselhamento e fazer ainda o acompanhamento de situações de saúde mais complexas em todo o país, articulando-se com os Centros de Atendimento Médico Veterinários da área geográfica em que se encontra o animal no momento do incidente.
As chamadas para a linha Saúde Animal 24 têm um custo único de 0,60€ + Iva, independentemente da sua duração. São atendidas por uma equipa de enfermeiros veterinários devidamente formada para o efeito, apoiada por uma equipa técnica de médicos veterinários