A Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu (AAIPV) colocou uma linha de apoio à disposição de todos os estudantes que,se sentem mais isolados, considerando o seu deslocamento de casa e a distância da família. Esta é a
As chamadas são recebidas por nove voluntários, também eles estudantes, que receberam formação com os docentes de apoio psicológico do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). Na escolha dos voluntários, a AAIPV deu preferência aos que estudam educação social ou saúde, dado que “têm já uma base, nomeadamente de psico-pedagogia” para prestar este tipo de serviço, avança o Diário de Viseu.
A linha de apoio funciona de quinta-feira a domingo, das 22h00 às 01h00, pois é nessa altura da semana que a maioria dos estudantes estão em Viseu e “porque é à noite que os estudantes se isolam um pouco mais e surge alguma solidão, mau estar e falta da família”, esclarece Rafael Guimarães, presidente da AAIPV.
O anonimato é também uma preocupação no funcionamento deste serviço: “Muitas vezes, o problema é o de os próprios estudantes não quererem assumir uma fraqueza, seja ao nível emocional, seja ao nível financeiro. Com esta linha, as pessoas podem falar e estar sempre no anonimato”, acrescentou Rafael Guimarães.