As inscrições estão abertas a todos os voluntários com experiência em mergulho que pretendam participar em atividades de limpeza subaquática, limpeza da praia da Parede e limpeza da foz da Ribeira de Caparide.
No entanto, a Câmara Municipal de Cascais refere, na página de apresentação do projeto, que todos estão convidados a aparecer e a colaborar na limpeza da praia da Parede e da foz.
No final da ação, o lixo é pesado e fica exposto durante algumas horas na Baía de Cascais, de modo a consciencializar a população sobre o tipo de resíduos depositado no fundo do mar e que prejudica a fauna e flora marinhas.
Sete toneladas de lixo recolhidas em cinco ações
Entre sapatos, baterias de carros, garrafas, placas de trânsito e outros objetos, a Câmara Municipal de Cascais refere que, em anos anteriores, já foi possível retirar do mar mais de sete toneladas de lixo. Só em 2012, os mergulhadores retiraram do mar mais de 600 quilos de lixo.
Este projeto, que decorre anualmente desde 2008, resulta de uma parceria entre a Cascais Ambiente, o centro de mergulho Cascais Dive Center e a Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia (APPS).
Pode consultar mais informações sobre o projeto AQUI.