A solução da Luuup assenta na utilização de três tabuleiros idênticos, sendo que todos têm ranhuras para filtrar os resíduos na areia. Como os tabuleiros se encontram sobrepostos, basta agitar o tabuleiro de cima para deixar a areia suja cair no tabuleiro inferior.
O tabuleiro superior deve depois ser retirado para descartar os detritos, não sendo necessário usar luvas ou pás no processo. Depois de limpo, o tabuleiro que estava em cima deve ser colocado por baixo dos restantes, sendo que a areia limpa fica no tabuleiro que ficou por cima. Este processo pode repetir-se perpetuamente e leva apenas alguns segundos.
Mais informações aqui.
Sucesso com “crowdfunding”
A solução Luuup não é propriamente uma novidade, mas sim uma atualização. A primeira versão desta caixa foi lançada na década de 90 por Dini Petty, uma personalidade televisiva no Canadá que investiu no conceito. Na altura vendeu mais de dois milhões de unidades.
Agora os tempos são outros e as plataformas de “crowdfunding” vieram abrir outras janelas de oportunidade. Mais de 14 mil pessoas já contribuíram para o projeto.
Em parceria com o seu filho, Petty decidiu lançar uma versão atualizada do seu produto: mais funcional, de design mais apelativo, com mais qualidade ao nível dos materiais.
No Kickstarter, a caixa Luuup conseguiu angariar mais de um milhão de dólares canadianos (foram quase 800 mil euros). No Indiegogo esse número subiu para mais de 1.2 milhões de dólares americanos, o equivalente a pouco mais de um milhão de euros.
Por enquanto, a caixa só está disponível no Canadá e nos EUA.