A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lança, esta quinta-feira, uma campanha de sensibilização nacional para o cancro do ovário. O objetivo é aumentar o nível de informação da população.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lança, esta quinta-feira, uma campanha de sensibilização nacional para o cancro do ovário. O objetivo é aumentar o nível de informação da população e alertá-la para aquela que é a 7ª causa de morte mais frequente na mulher, cuja incidência está a aumentar nos países desenvolvidos.
A iniciativa, a ser lançada no Cinema City Alvalade, em Lisboa, conta com a participação de especialistas médicos, doentes e autoridades de saúde e pretende pôr fim ao elevado nível de desconhecimento sobre a patologia revelado através de um estudo recente que envolveu 1.200 mulheres portuguesas.
De acordo com comunicado da LPCC enviado ao Boas Notícias, o projeto visa também “incentivar as mulheres com mais de 55 anos a visitar regularmente o ginecologista, mesmo após a menopausa, pois é a partir dessa altura que o cancro do ovário é mais frequente e fatal, por ser detetado muito tardiamente”.
A mensagem fundamental desta campanha é, portanto, um apelo à deteção precoce através da realização de exames ginecológicos periódicos. Para a realização deste apelo a LPCC vai implementar, durante as próximas semanas, várias ações junto da população portuguesa.