Afonso Couto, de seis anos, filho do piloto português André Couto, sofre de leucemia linfoblástica aguda. O diagnóstico foi feito em outubro passado e desde essa data a família procurava um dador compatível. Este sábado, a página do Facebook "Ajudar
Afonso Couto, de seis anos, filho do piloto português André Couto, sofre de leucemia linfoblástica aguda. O diagnóstico foi feito em outubro passado e desde essa data a família procurava um dador compatível. Este sábado, a página do Facebook “Ajudar o Afonso” anuncia que o dador já foi encontrado.Na página, que conta com quase 16 mil seguidores, os pais deixaram uma mensagem emocionada e agradecem o apoio manifestado por todas as pessoas que se envolveram na campanha de angariação de dador. A identidade do dador compatível ainda não foi divulgada.
“O Afonso já tem dador compatível! É um enorme alívio para nós saber que finalmente o nosso filho vai poder receber a fase final da terapia curativa com maior probabilidade de curar esta […] doença que decidiu atravessar-se no nosso caminho e no ainda curto percurso de vida do nosso querido Afonso”, lê-se na página do Facebook.
Os mais de 15 mil fãs da página do Facebook, onde é possível aceder a diversos vídeos com o Afonso, ajudaram a divulgar a campanha de angariação de dador tendo desempenhado um papel fundamental no sucesso da campanha. O ano passado uma outra menina portuguesa com leucemia, Marta, beneficiou da ajuda das redes sociais para encontrar um dador compatível.
Para se inscrever como doador, basta que o cidadão se dirija a centros fixos de recolha de sangue para medula espalhados por todo o país, como por exemplo, o Centro de Histocompatibilidade do Norte, no Porto e o mesmo centro sediado em Lisboa.