A Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório das Artes (EMOL) lança, em março, a primeira Big Band do distrito integrada num formato académico de ensino instrumental do Jazz. A instituição planeia ainda desenvolver, no próximo ano letivo, um curso livre daquele género musical.
Neste projeto serão integrados alunos da EMOL, mas também outros membros não pertencentes à escola, mas que tenham já conhecimentos musicais, para cativar um público que não tem onde aprender e/ou praticar Jazz.
“Não existe uma escola ou entidade que possa oferecer a oportunidade de poder descobrir e experimentar a música Jazz, e o Orfeão de Leiria tem consciência que a prática deste género musical no nosso país, e principalmente na região, é ainda um embrião à espera de estímulos fortes para se poder implementar com mais força”, explica em comunicado Neuza Bettencourt, diretora pedagógica da EMOL.
A Big Band será dirigida e coordenada pelo professor André Rocha, que já prepara o projeto desde setembro do ano passado. Agora, diz, estão “criadas todas as condições” para avançar com a iniciativa.
As inscrições estão abertas até ao dia 25 de fevereiro e deverão ser efetuadas nos serviços administrativos do Orfeão de Leiria. As provas de seleção dos membros da Big Band decorrerão na primeira semana de março.