Um clube de Leiria vai, em parceria com a autarquia, ensinar xadrez, gratuitamente, em espaços culturais da cidade, promovendo, ao mesmo tempo, o património local através de visitas guiadas associadas à aprendizagem da modalidade.
Um clube de Leiria vai, em parceria com a autarquia, ensinar xadrez, gratuitamente, em espaços culturais da cidade, promovendo, ao mesmo tempo, o património local através de visitas guiadas associadas à aprendizagem da modalidade. A iniciativa arranca já no próximo sábado, 2 de março, e vai durar três meses.
“O I Circuito de Xadrez com o Património Cultural da Cidade de Leiria começa em março e terá uma duração de três meses, sendo realizado em sete etapas”, revelou à Lusa Gonçalo Francisco, o presidente do Clube Cultural e Desportivo Corvos do Lis, responsável pela organização do projeto.
De acordo com Gonçalo Francisco, “para além da prática do xadrez, haverá visitas guiadas aos locais onde se desenrolam as etapas do circuito. Haverá também, no mesmo espaço, mesas reservadas para quem queira aprender a jogar xadrez com os professores da nossa academia”.
O objetivo desta iniciativa é, simultaneamente, “divulgar uma modalidade que é capaz de munir os mais novos de ferramentas essenciais para um percurso escolar e profissional de sucesso” e, ao mesmo tempo, “desafiar a população, em família ou individualmente, a conhecer um pouco melhor o património cultural que está espalhado pela cidade”.
O primeiro espaço a acolher o evento será o Museu Moinho do Papel, já no próximo sábado, seguindo-se-lhe, ainda em março (16), a Biblioteca Afonso Lopes Vieira.
Em Abril e Maio, o circuito de xadrez tem agendadas atividades no Mercado de Sant'Ana, no Centro Cívico de Leiria, no Museu de Imagem em Movimento e no Castelo de Leiria, estando a última etapa marcada para a Praça Rodrigues Lobo.
Gonçalo Francisco sublinha que “um dos públicos-alvo privilegiados são as crianças”, mas a participação no circuito, totalmente gratuita, está aberta a pessoas de qualquer idade, já que o xadrez desenvolve, durante toda a vida, “o pensamento lógico e a autoconfiança” e “favorece a comunicação, a concentração e a memória, estimulando ainda a criatividade”.