Leiria vai alargar o apoio aos carenciados na aquisição de medicamentos, tendo alterado a fórmula de cálculo de atribuição de comparticipações.
Leiria vai alargar o apoio aos carenciados na aquisição de medicamentos. A autarquia anunciou, esta semana, que a fórmula de cálculo de atribuição de comparticipações foi alterada para que mais pessoas possam beneficiar deste auxílio.
Com a alteração, a ajuda passará a ser destinada, individualmente, a cada elemento do agregado familiar, substituindo-se a habitual atribuição de um valor anual para toda a família. Além disso, o limite máximo das comparticipações a cada membro da família vai subir para 100 euros por ano civil.
De acordo com uma nota divulgada no site da Câmara Municipal, estas mudanças devem-se ao facto de se ter observado que o regulamento anterior se encontrava “desajustado”, já que 83,6% das 225 famílias apoiadas no concelho têm mais do que um elemento.
Além disso, afirmou a autarquia, a alteração “teve ainda em conta o agravamento das dificuldades económicas, principalmente para as famílias mais numerosas e de menores rendimentos”.
A decisão foi aprovada por unanimidade numa reunião da Câmara Municipal, que, deste modo, aceitou a alteração do Regulamento Municipal para Atribuição de Comparticipações em Medicamentos a Famílias Carenciadas do Concelho de Leiria, seguindo-se agora um período de trinta dias de apreciação pública.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]