A Câmara Municipal de Leiria quer "descentralizar a animação cultural" e, nesse sentido, definiu uma agenda para 2014 e 2015 que conta com mais de meia centena de concertos, todos eles com entrada livre.
A Câmara Municipal de Leiria quer “descentralizar a animação cultural” e, nesse sentido, definiu uma agenda para 2014 e 2015 que conta com mais de meia centena de concertos, todos eles com entrada livre.
“O objetivo é descentralizar a animação cultural, com o apoio das associações e juntas de freguesia, criando novos públicos e proporcionando intercâmbio entre as próprias associações”, refere o vereador da Cultura, Gonçalo Lopes.
Para os grupos participantes, esta é “uma oportunidade para apresentarem os seus trabalhos em palcos diferentes e junto de públicos que não estão habituados a assistir a estes concertos nas suas freguesias e localidades, uma vez que, por norma, estes tendem a acontecer apenas na cidade”.
O responsável sublinha que todos os concertos vão ser de entrada livre, sendo que a maior parte se realiza em recintos religiosos, como, por exemplo, igrejas, onde não é aceitável a cobrança de bilhete.
A programação inclui um total de 54 concertos pelas 19 freguesias do concelho e promete mobilizar cerca de 300 músicos, incluindo coralistas e jovens músicos do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes. O arranque está marcado para as 21h já do próximo dia 17 de Janeiro, na Igreja do Souto da Carpalhosa, com um concerto do Orfeão de Leiria.
Segue-se uma atuação dos coros Adesbachorus e do Arrabal, dia 19, às 16h30, na Igreja Paroquial da Barreira. Para fechar o mês, dia 25, pelas 21h, vai ser possível ver e ouvir os Coros Cantábilis e do Hospital de Santo André, no auditório da Junta de Freguesia de Arrabal.
Em 2014, estão ainda marcados dezasseis concertos dos corais, a decorrer nos primeiros e terceiros sábados dos meses de Fevereiro a Junho e de Setembro a Novembro.