Segundo a agência Lusa, foi estabelecido um recorde nacional para um exemplar desta natureza. O valor mais elevado atingido tinha sido registado no ano de 2008, com uma salva semelhante licitada por 240 mil euros e foi agora ultrapassado.
A leiloeira Cabral Moncada, responsável pelo evento, afirmou que esta é uma salva de pé baixo, provavelmente criada no período de transição entre o Gótico e a Renascença.
Filipe Costa, assessor da leiloeira, revelou que a peça foi disputada na sessão em Lisboa por compradores portugueses e estrangeiros. Acabou por ser um cidadão nacional a adquiri-la, embora a sua identidade não tenha sido revelada.
O recorde internacional da venda de uma salva de prata portuguesa é de 430 mil euros. Foi estabelecido em 2008 num leilão da Sotheby’s que pretendia fazer a transição das peças para o Museu do Louvre, em Paris.
De acordo com a leiloeira Cabral Moncada, os valores de licitação têm vindo a aumentar devido ao aparecimento de obras raras passíveis de serem expostas em museus.