Depois de longos anos de companheirismo, Graham Waspe, um britânico invisual, recebeu uma notícia devastadora: o seu cão-guia iria, também, perder a visão. Mas a ajuda de uma cadela-guia tem tornado a vida dos dois muito mais fácil.
Depois de longos anos de companheirismo, Graham Waspe, um britânico invisual, recebeu uma notícia devastadora: o seu cão-guia iria, também, perder a visão por ter desenvolvido cataratas. O que nenhum dos dois sabia é que a vida de ambos acabaria por tornar-se muito mais fácil – e feliz – graças à lealdade de uma nova amiga de quatro patas.
Atualmente, Graham Waspe, que é cego de um olho e tem visão muito limitada no outro, e o seu antigo guia, Edward, contam com o apoio de uma nova cadela-guia, Opal, que não só ajuda o dono a cumprir as suas tarefas diárias como se empenha, também, em orientar o cão, cujos olhos tiveram de ser removidos cirurgicamente devido à doença.
Citada pelo Daily Mail, Sandra Waspe, mulher do britânico, admita que ambos ficaram “devastados” quando souberam do estado de saúde de Edward, mas assegura que o animal continua a ser muito popular na vizinhança.
“As pessoas fazem-nos muitas perguntas acerca da forma como ele se adaptou a esta situação e ele tornou-se ainda mais famoso desde que perdeu os olhos, porque há muita gente que pára para falar com ele”, conta a dona.
“Eles tornaram-se bons amigos e acho que o Edward é mais feliz desde que passou a ter a Opal a fazer-lhe companhia”, afirma, por seu lado, Graham Waspe, em entrevista à BBC, adiantando que o seu anterior cão-guia se habituou de forma surpreendente à falta de visão.
© Reprodução/Daily Mail
Notícia sugerida por Ana Ferreira