A sua vida poderá tornar-se muito mais simples graças a um simples dispositivo criado por quatro jovens portugueses. A Lapa pode colar-se às chaves do carro, ao telemóvel ou a qualquer objeto, localizando depois o item perdido, através de uma aplicaç
É daquelas pessoas que só não perde a cabeça porque a tem agarrada ao corpo? Se é, a sua vida poderá tornar-se muito mais simples graças a um simples dispositivo criado por quatro jovens portugueses. A Lapa pode colar-se às chaves do carro, ao telemóvel ou a qualquer objeto, localizando depois o item perdido, através de uma aplicação para smartphones.
Inspirado nas pequenas lapas, que se agarram 'com unhas e dentes' às rochas da praia, este pequeno dispositivo pode colar-se a praticamente qualquer coisa: roupas, malas, chaves e até em pessoas (muito útil no caso das crianças, por exemplo) e animais.
Recorrendo ao software Bluetooth, a Lapa está permanentemente em contacto com o smartphone (Android ou iOS) e alerta o utilizador cada vez que este se afasta do objeto. Por outro lado, recorrendo ao telemóvel, é possível detetar o objeto dentro de um determinado perímetro.
O equipamento está constantemente a atualizar a localização dos objetos “lapados” pelo que, se a Lapa ficar mesmo perdida e fora do alcance, a sua última localização fica assinalada.
No entanto, também é possível recorrer à rede social da Lapa para, com ajuda de outros utilizadores, localizar o item perdido que está fora de alcance, sendo possível emitir um alerta na rede Lapa para que outros utilizadores o encontrem e devolvam.
A Lapa aposta, assim, na colaboração entre os utilizadores. “Acreditamos numa sociedade com um futuro mais colaborativo, onde as pessoas apostam na entreajuda. A Lapa dá um passo nesse sentido permitindo que os seus utilizadores ajudem e sejam ajudados sempre que um objeto se perde”, explicam os mentores do projeto no seu site oficial.
O projeto foi desenvolvido por quatro jovens portugueses – João Lobato Oliveira, Luís Certo, Cassandra Carvas e Miguel Gomes – com formação superior em diferentes áreas, desde a programacao informática, à arquitetura.
No site da Lapa já é possível fazer préencomendas (uma Lapa custa 16 euros) mas os quatro amigos precisam de financiamento para iniciar a comercialização da Lapa e lançaram uma campanha de 'cowdfunding' na plataforma Indiegogo para reunir o valor necessário. O grupo tem 45 dias para juntar os cerca de 55 mil euros de que necessita. Segundo avançam na página, os criadores da Lapa já conseguiram uma parceria com uma multinacional de renome para desenvolver, produzir e certificar os dispositivos.