Aquela que foi a última residência do escritor José Saramago, em Lanzarote, deverá abrir ao público no dia 18 de março como casa-museu, avançou Pilar del Río numa conversação online com os leitores do jornal espanhol El País.
No chat, que assinalou a estreia do documentário “José e Pilar” em território espanhol, a viúva do Nobel da Literatura afirmou a “firme vontade” de abrir a casa do escritor ao público naquela data, “para quem quiser entrar e respirar o ar de Saramago”.
A criação desta casa-museu foi anunciada por Pilar del Río no passado mês de novembro, em entrevista ao jornal Público. Na ocasião, a companheira de José Saramago afirmou que a casa “com cheiro a café português” funcionaria como uma residência para escritores seniores.
O escritor faleceu no dia 18 de junho de 2010, aos 87 anos, “em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila”, declarou então a Fundação Saramago.