Durante toda a semana, pela mão de uma comunidade cada vez mais alargada de designers consagrados e emergentes, a Corticeira Amorim apresentou vários projetos de cortiça que exploram as características naturais deste material, nesta que foi a 5ª participação consecutiva da empresa nacional.
A participação da empresa portuguesa concretizou-se com a exposição de dois projetos inovadores (“Lunch Box” e “Exit”), assim, como uma homenagem a ao designer britânico James Irvine, falecido em 2013, onde foram exibidos dois projetos que o designer realizou para a Corticeira Amorim.
“Lunch Box” é uma iniciativa do projeto “T R A N S I T design for the city” que quis tirar partido do atual fenómeno internacional do almoço “take away”. Neste sentido, o projeto apresenta inovadores modelos de lancheiras de cortiça, concebidas pelos alunos de design da Nueva Academia Belle Arti di Milano, com a qual foi feita uma parceria.
Segundo a curadora Dominique Kuroyanagi, o material usado no “Lunch Box” é um “material natural, com ótimas qualidades em termos de isolamento e 100% reciclável”.
Atualmente, levar o almoço para o trabalho está cada vez mais na moda, já que esta opção permite refeições mais saudáveis e económicas.
O projeto “Exit”, desenvolvido pelo StudioIrvine para MatteoBrionni, um designer reconhecido pela sua ligação aos materiais naturais, que apresenta um sistema modular, funcionando como revestimento de paredes ou de pisos.
O projeto é concebido com materiais de cortiça que se encontram em fase de protótipo, com mármores e terra cota, que se misturam com terra crua.
Para além destes dois projetos, a Corticeira Amorim, patrocinou a exposição “James Irvine. Um inglês em Milão”, que se realizou no Museu Novecento da cidade italiana. Dentro da exposição estão incluídos dois trabalhos que o designer criou para a empresa portuguesa: “SIX”(uma mini-garrafeira) e “STOW IT”, um módulo de parede.