A obra “Ruben A. – Uma Biografia” é lançada esta quarta-feira, às 18h30, no Centro Nacional de Cultura, no Chiado (Lisboa), com apresentação a cargo de José Miguel Júdice. Da autoria de Liberto Cruz e de Madalena Carretero Cruz, esta obra faz um retrato do escritor, falecido em 1975, contendo documentos como fotografias, cartas e testemunhos de amigos e familiares de Ruben A..
Liberto Cruz e Madalena Carretero Cruz foram amigos próximos de Ruben A. com quem tiveram o “grande privilégio” de ter convivido e de se terem “correspondido durante vários anos”, até à data da sua morte em Setembro de 1975. Segundo os dois autores, “o leitor encontrará nesta obra o itinerário de um cidadão interessado nos problemas do país e de um escritor singular” com uma “prosa vertiginosa”.
“Ruben A. – Uma Biografia” (Editorial Estampa) contém diversas fotografias, cartas trocadas entre o escritor e os autores desta obra biográfica e também cartas trocadas entre Ruben A. e várias personalidades nacionais e estrangeiras. O livro reúne ainda testemunhos de escritores e amigos seus e outros documentos que enriquem o retrato de Ruben A. como homem e escritor.
Escritor e ensaísta, Ruben Andresen Leitão nasceu em Lisboa em 1920 e faleceu em Londres em Setembro de 1975. Estreou-se, em 1949, com “Páginas”, um misto de diário e de ficção. Seguir-se-iam o romance “Caranguejo” (1954) que marcou pela sua narrativa desconstrutiva e “A Torre da Barbela” (1965), obra que aposta na caricatura da psicologia portuguesa e que é um dos seus maiores sucessos.
A sua atividade literária na década de 60 ficou marcada pela edição de três volumes autobiográficos, “O Mundo à Minha Procura”. Em 1973, publicou a sua última obra, a novela “Silêncio para 4”.
Para além da atividade literária, Ruben A. foi professor no King's College em Londres e funcionário da Embaixada do Brasil em Lisboa durante quase 20 anos, cargo que deixou em 1972. Depois dessa data foi administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e diretor-geral dos Assuntos Culturais do Ministério da Educação e Cultura.
Sobre os autores de “Ruben A. – Uma Biografia”
Liberto Cruz nasceu em Sintra em 1935. É poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor. Foi leitor na Universidade da Alta Bretanha, Rennes (França), onde criou e dirigiu a cadeira de Literatura Angolana. Foi conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris, diretor da Fundação Oriente, e é Presidente da Associação Portuguesa dos Críticos Literários. No início deste ano lançou uma antologia da sua obra, “Poesia Reunida 1956 – 2011” (Editora Palimage).
Madalena Carretero Cruz é tradutora e conferencista. Foi leitora da Universidade da Alta Bretanha, Rennes (França) e responsável do Curso de Ensino à Distância do Centre National d'Enseignement de Vanves (França). Tem neste momento em preparação um Dicionário de Júlio Dinis.
Em conjunto, Liberto Cruz e Madalena Carretero Cruz editaram, em 2009, a obra “Ruben A. – Antologia” (Roma Editora) que reúne textos de ficção e teatro de Ruben A. dando a conhecer a enorme variedade de temas e de estilos do autor.
Clique AQUI para saber mais sobre o lançamento desta obra.