Depois de ter roubado um quadro de Salvador Dalí de uma galeria de arte na Madison Avenue, na cidade norte-americana de Nova Iorque, o ladrão, cuja identidade não é conhecida, decidiu devolver a obra totalmente intacta através de correio.
Uma história surpreendente deixou boquiabertos os amantes de arte por todo o mundo. Depois de ter roubado um quadro de Salvador Dalí de uma galeria de arte na Madison Avenue, na cidade norte-americana de Nova Iorque, o ladrão decidiu devolver a obra totalmente intacta através de correio.
“Este é um dos episódios mais bizarros e surreais que já testemunhei durante toda a minha carreira no ramo artístico”, admitiu Adam Lindemann, o proprietário da galeria Venus over Manhattan, de onde foi levada a pintura, em declarações ao jornal The Telegraph.
O quadro “Cartel des Don Juan Tenorio”, avaliado em 150 mil dólares (cerca de 119 mil euros) foi roubado por um homem, de identidade desconhecida, que se passou por cliente e pediu para fotografar a obra. Após o pedido, removeu-a da parede, colocou-a num enorme saco preto e abandonou o local.
Porém, o indivíduo terá acabado por mudar de ideias. Passados alguns dias a galeria recebeu um e-mail informando que a obra iria ser restituída e, uma semana depois, o quadro foi enviado por correio expresso a partir da Grécia num tubo protetor e em perfeitas condições.
Até ao momento a polícia não conseguiu desvendar o porquê da devolução do quadro – embora se suspeite que está relacionado com uma divulgação massiva do caso nos meios de comunicação social mundiais – e ainda não foi encontrado qualquer suspeito, até porque o endereço dado pelo remetente era falso e o nome se encontrava escrito de forma ilegível.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]