Na semana passada, quando Ivica Jerkovic regressou a casa um dos seus vizinhos informou-o de que tinha chegado um pacote para ele. Dentro do mesmo estava a sua velha carteira, os seus documentos e os 198 euros que lhe tinham roubado há 14 anos. O remetente era anónimo.
O dono dos bens furtados ficou “sem palavras” quando abriu o pacote e se deparou com o que lá estava dentro. “No início pensei que fosse uma brincadeira”, confessa Ivica ao jornal croata 24Sata.
O croata recorda o dia em que a sua carteira desapareceu. Tinha ido levantar dinheiro para poder consertar o telhado da sua casa de família. Posteriormente, dirigiu-se a uma festa da sua empresa, indo de seguida para o Hospital para acompanhar um amigo que se sentiu mal. “A carteira só poderia estar nestes dois locais: no sítio da festa de trabalho ou no Hospital”, pensou na altura.
Lembra-se de procurar vezes sem conta a sua carteira, sem sucesso. Acabou por ir parar às urgências devido ao stress, mas confessa que esta notícia (a devolução do dinheiro) também o deixou ansioso.
Pensando na possível identidade do ladrão, Ivica supõe que pudesse ter sido alguém que passasse, naquela época, por grandes dificuldades financeiras. O croata confessa que não guarda qualquer tipo de ressentimento e que gostaria de conhecer a pessoa que passado 14 anos decidiu devolver-lhe a carteira.
Ivica decidiu mesmo divulgar o seu número de telefone na comunicação social croata para que o ladrão tivesse forma de o contactar. “Ele é o melhor banqueiro pessoal que existe na Croácia”, remata, brincando.
Notícia sugerida por Maria Pandina