O grupo português de calçado Kyaia, que detém marcas como a Foreva ou a Fly London, vai inaugurar, em Paredes de Coura, a sua quinta fábrica que irá empregar um total de 20 pessoas e representa um investimento de um milhão de euros.
O grupo português de calçado Kyaia, que detém marcas como a Foreva ou a Fly London, vai inaugurar, em Paredes de Coura, a sua quinta fábrica que irá empregar um total de 20 pessoas e representa um investimento de um milhão de euros. Em comunicado, o grupo Kyaia adianta que a nova unidade “surge integrada na política de desenvolvimento que tem levado a efeito nos últimos anos” e irá acolher as áreas de montagem e de acabamento de calçado.
Com a sede em Guimarães, a empresa de Fortunato Frederico possui já três outras fábricas em Paredes de Coura, onde é atualmente responsável por mais de 200 postos de trabalho.
Incluindo as suas várias fábricas e a rede de lojas Foreva, o grupo Kyaia emprega um total de 500 funcionários e faturou cerca de 50 milhões de euros em 2009.Grande parte do volume de negócios advém da marca própria Fly London, que a empresa diz exportar “para todo o mundo”.
O número reduzido de novos postos de trabalho a criar na nova fábrica resulta da aposta da empresa na adoção do sistema inovador “One Step Production Process”, resultado de uma parceria estabelecida com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e que permitiu à Kyaia reduzir para metade o tempo de produção.
Com a nova tecnologia, a empresa aumentou de 400 para 750 os pares de sapatos produzidos diariamente, sem no entanto aumentar o número de empregados.