Recentemente, a Kaspersky Lab descobriu vários servidores, comprometidos pelo grupo, pertencentes a diferentes organizações sediadas na Rússia, Turquia, Estados Unidos e vários países europeus, não limitados a empresas industriais. De acordo com os investigadores, estas foram atacadas em 2016 e 2017 com diferentes objetivos – além de watering holes, também foram utilizadas como intermediárias na realização de ataques a outros recursos.
“O Crouching Yeti é um grupo russo bastante conhecido que tem estado ativo há vários anos e cujos ataques a organizações industriais continuam a ser bem-sucedidos graças a técnicas como os watering holes, entre outras. As nossas descobertas revelam que o grupo comprometeu servidores não só para estabelecer estes pontos mas também para levar a cabo mais análises, e que os hackers utilizam ferramentas open-source que tornam muito mais difícil a sua identificação,” afirma Vladimir Dashchenko, Diretor do Grupo de Investigação de Vulnerabilidades na Kaspersky Lab ICS CERT.
O conteúdo Kaspersky Lab identifica infraestrutura de Crouching Yeti responsável por ataques a empresas industriais aparece primeiro em i9 magazine.