Portugal conquistou três medalhas no Grand Prix de Judo de Zagreb, que decorreu entre 12 e 14 de Setembro na capital da Croácia. No total, os judocas portugueses somaram duas pratas e um bronze.
Portugal conquistou três medalhas no Grand Prix de Judo de Zagreb, que decorreu entre 12 e 14 de Setembro na capital da Croácia. No total, os judocas portugueses somaram duas pratas e um bronze nesta que é considerada uma das mais importantes competições internacionais da modalidade.
A primeira atleta portuguesa a subir ao pódio foi Joana Ramos que, depois de ter arrecadado duas medalhas de prata nos Grand Prix de Dusseldorf e Moscovo, em 2010, assegurou a sua terceira medalha num combate “muito disputado” com a francesa Annabelle Euranie.
De acordo com a Federação Portuguesa de Judo (FPJ), a final ficou marcada “pelo equilíbrio” e foi “decidida em pormenores”. “Num ataque, [a atleta francesa] conseguiu imobilizar Joana Ramos, pontuando por Ippon e afastando a judoca nacional do ouro”, pode ler-se em comunicado.
Também André Alves garantiu uma medalha de prata para Portugal no Dom Sportova Sport Hall, em Zagreb, num combate “bastante equilibrado” com o holandês Dex Elmont. “A decisão só foi conhecida no período final, quando Elmont aplicou um forte ataque, potuando por Wazari” e levando André Alves a terminar em segundo lugar.
Jorge Fonseca fechou a contagem de medalhas portuguesas com um bronze conquistado após um confronto com o argelino Lyes Bouyakoub, que venceu por Ippon. Apesar de uma boa entrada de Bouyakoub, “o atleta português começou [depois] a atacar e a dominar todas as ações do combate”.
“Com uma postura defensiva, o argelino foi penalizado e a escassos 10 segundos do fim colecionou o quarto castigo e Jorge Fonseca venceu o combate por Ippon”, informa a FPJ.
“Terminou da melhor maneira a nossa participação no Grand Prix de Zagreb 2014 com a medalha de bronze de Jorge Fonseca”, afirma Rui Vieira, diretor técnico nacional da FPJ. “Para além deste fantástico resultado, ainda temos de realçar o sétimo lugar de Célio Dias”, acrescenta o responsável.
Rui Vieira destaca que “a Seleção Nacional teve resultados muito positivos neste Grand Prix de Zagreb com a obtenção de bastantes pontos para a qualificação olímpica do Rio de Janeiro 2016”. “Estão de parabéns os atletas e treinadores por mais esta participação de sucesso”, finaliza.