A portuguesa Joana Ramos brilha cada vez mais no "ranking" mundial de judo. Após a conquista da medalha de bronze no Grande Prémio de Tashkent e outros triunfos recentes, a judoca tornou-se a mais pontuada do mundo nas últimas semanas.
A portuguesa Joana Ramos brilha cada vez mais no “ranking” mundial de judo. Após a conquista da medalha de bronze no Grande Prémio de Tashkent, no Uzbequistão, a judoca “saltou” para o 14.º lugar em -52kg, colocando-se na zona de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
O percurso da atleta portuguesa tem sido, nas últimas semanas, marcado por várias vitórias, que a fizeram passar de 34.ª do mundo para 19.ª e, agora, para 14.ª, com 822 pontos, na nova listagem mundial da modalidade divulgada este domingo.
Graças ao 3.º lugar em Tashkent, na passada quinta-feira, Joana Ramos somou 120 pontos aos que já tinha depois do triunfo em Astana, no Cazaquistão, que lhe valeu o ouro, e de um segundo lugar em Zagreb, na Croácia.
A portuguesa é, aliás, a judoca mais pontuada do mundo nas últimas semanas, agregando, em três torneios, um total de 600 pontos, os quais manterá a 50% até à data de apuramento olímpico dentro de dois anos.
No setor masculino, Jorge Fonseca, 5.º classificado em Tashkent, é o português mais bem classificado, ocupando o 26.º lugar na categoria de -100kg, também em zona de apuramento olímpico.
Mesmo sem competir nesta fase do ano, Telma Monteiro continua a ser a judoca nacional com melhor posição no “ranking”, ocupando o 8.º lugar nos -57 kg.