Portugal conquistou um total de 14 medalhas nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, que decorreram este fim-de-semana na cidade de Varazdin, na Croácia.
Portugal conquistou um total de 14 medalhas nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, que decorreram este fim-de-semana na cidade de Varazdin, na Croácia, onde mais de 350 atletas de 22 países prestaram provas nas modalidades de atletismo, boccia, natação e ténis de mesa.
Representada por seis atletas do atletismo, boccia e natação, a delegação portuguesa estreou-se, sexta-feira, nestes Jogos Europeus com cinco medalhas arrecadadas pelos nadadores Ruben Linhares e Renata Pinto, revela, em comunicado, o Comité Paralímpico de Portugal.
No final do dia de sexta-feira houve, ainda, tempo para o arranque do atletismo, com a portuguesa Ana Filipe a garantir a prata nos 400 metros e o ouro no salto em comprimento. Já no sábado, na mesma modalidade, Ivan Amona conquistou dois ouros nos 100 e 200 metros.
Depois dos bons resultados da estreia, a natação não desiludiu no segundo dia de provas: Renata Pinto alcançou a prata nos 100 metros livres e nos 50 metros bruços e o ouro nos 50 metros costas, tornando-se a atleta portuguesa mais medalhada nos Jogos Europeus com um total de um ouro, quatro pratas e um bronze.
Ruben Linhares, que disputou os 100 metros livres e 50 metros costas, ganhando, respetivamente, uma prata e um ouro, somou um total de quatro medalhas para Portugal: duas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Os atletas portugueses do boccia, Tiago Teixeira e Tiago Pedro, “não tiveram tanta sorte perante os seus adversários e não chegaram às fases finais da competição, tendo, no entanto, demonstrado a sua capacidade de evolução internacional”, frisa o Comité Olímpico de Portugal.