A União Europeia continua à procura de jovens licenciados para a realização de estágios remunerados nos seus mais diversos órgãos, desde o Tribunal de Justiça ao Comité Económico e Social Europeu.
A União Europeia continua à procura de jovens licenciados para a realização de estágios remunerados nos seus mais diversos órgãos, desde o Tribunal de Justiça ao Comité Económico e Social Europeu. Todos os estágios terão lugar em cidades dos estados-membros, maioritariamente Bruxelas, Frankfurt e Luxemburgo, e a sua duração varia consoante a instituição.
Atualmente, a União Europeia está a aceitar candidaturas para estágios no Comité das Regiões e no Comité Económico e Social Europeu (em ambos os casos, o prazo de candidaturas acaba a 30 de março) e para o seu Tribunal de Justiça (cujo prazo termina a 30 de abril).
Os estágios para o Comité das Regiões destinam-se a “jovens titulares de um diploma universitário correspondente a, pelo menos, três anos de estudos” e vão decorrer entre 16 de setembro de 2013 e 15 de fevereiro do próximo ano, ou seja, terão uma duração de cinco meses.
Os jovens escolhidos vão estagiar em Bruxelas e terão direito a uma bolsa mensal de 1.000 euros, podendo candidatar-se AQUI até dia 31 de março.
Os estágios no Comité Económico e Social Europeu, por seu lado, terão a duração de seis meses e destinam-se a licenciados ou jovens com um diploma de nível equivalente. À semelhança dos anteriores, vão também realizar-se em Bruxelas, capital belga, entre 16 de setembro e 15 de fevereiro. As candidaturas podem ser feitas AQUI até 31 deste mês.
Já para os estágios no Tribunal de Justiça, a União Europeia procura jovens licenciados em direito ou ciências políticas (com especialização em direito) e com bons conhecimentos de língua francesa para um estágio remunerado com duração máxima de cinco meses a decorrer no Luxemburgo.
As candidaturas a estas vagas podem ser efetuadas até 30 de abril, estando o início do estágio marcado para 1 de outubro (e o final para 28 de fevereiro do próximo ano). Para tentarem a sua sorte, os candidatos devem preencher ESTE formulário, apenas disponível em francês.
O mesmo deve, depois, ser enviado por correio à Unidade Recursos Humanos do Tribunal de Justiça da União Europeia (Bureau des stages, GEOS 3032, L – 2925 Luxembourg), acompanhado de um curriculum vitae pormenorizado e de cópias dos diplomas e/ou certificados.
Vagas para estágios abrem regularmente durante o ano
De realçar que todas as vagas existentes podem ser consultadas regularmente através DESTE site, que dá também aos candidatos a estagiários informações mais detalhadas sobre os concursos em aberto e sobre as candidaturas a vagas para estágios que não estejam ainda a decorrer, mas que vão sempre abrindo ao longo do ano.
Apesar de todos os estágios serem remunerados, algumas instituições não revelam o valor da remuneração, embora, em média, este ronde os 1.000 euros mensais (podendo, em alguns casos, chegar até aos 3.000 euros por mês, dependendo do local do estágio e das funções desempenhadas).
[Notícia sugerida por Lídia Dinis]